A investidora ofereceu elaboração do projeto básico e do estudo de viabilidade técnica ao Ministério dos Transportes

A ponte que liga Porto Mauá à Argentina poderá, finalmente, sair do papel. O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) entregou, nesta terça-feira, 10 de abril, ao novo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil - MTPA, Valter Casimiro Silveira, uma proposta de uma empresa de fomento internacional do Estados Unidos, a I.C.C.A.N. Services, que pretende participar do empreendimento.

No documento, a empresa manifesta interesse em doar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental - EVTEA - além do projeto executivo básico da travessia que ligará Porto Mauá, no Brasil, à Alba Posse, na Argentina. A intenção é realizar a construção da ponte internacional por meio de uma Parceria Público Privada -PPP - ou uma concessão, que não geraria gastos por parte do governo.

"Essa é uma parceria que pode dar certo. Já temos recursos públicos destinados para a ponte de Porto Xavier e seguimos agora o trabalho para viabilizar a construção da travessia também em Porto Mauá, sem gerar custos para o governo", explica o deputado Heinze. A proposta foi bem recebida pelo ministro Valter, que afirmou que dará prosseguimento ao assunto no Ministério. Valter também afirmou que, caso o projeto não gere custos ao governo, ele poderá se desenvolver de forma mais rápida e efetiva.

Também participaram da reunião o secretário de Fomento e Parcerias do MTPA , Dino Antunes, o chefe da Assessoria Internacional da Pasta, José Newton, e o assessor especial do ministro Valter, Eduardo Praça.

Foto: Edsom Leite/MTPA