Por sugestão do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) as bancadas gaúcha e catarinense no Congresso Nacional se reuniram na última quarta-feira (14) com o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES - Paulo Rabello de Castro. Os parlamentares cobraram apoio da instituição federal aos municípios dos dois estados que foram atingidos pelas enchentes das últimas semanas.

 

O deputado Heinze propôs a criação de uma linha de crédito especial para viabilizar a compra de máquinas e equipamentos e custeio de obras de reconstrução das cidades e das vias destruídas pelo desastre climático."O presidente foi muito solícito e já na semana que vem iremos entregar dados para ele onde estão os entraves encontrados pelos prefeitos e, certamente, o BNDES irá aportar recursos para reconstrução das cidades", diz Heinze.

Rabello de Castro se mostrou atento ao problema e garantiu que o BNDES irá apoiar as prefeituras. Apesar de não existir essa vertente de crédito no banco, o presidente afirmou que irá estudar formas de viabilizar o financiamento. 

"Temos que lembrar que o 'S' do BNDES significa “social” mas também pode significar “socorro”. Nós não vamos deixar a chuva derrotar o nosso time; nós vamos derrotar a chuva e vamos fazer com que esses municípios saiam melhores do que estavam antes das chuvas", afirmou o presidente Paulo Rabello de Castro.