A nova ponte sobre o Rio Ibicuí deve, finalmente, sair do papel. A Superintendência Regional do Rio Grande do Sul do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito – DNIT – publicou no Diário Oficial da União – DOU – desta segunda-feira, 3 de abril, o Aviso de Reabertura de Prazo da Licitação 386/2016, para construção da nova travessia, na BR 472, entre Itaqui e Uruguaiana. As propostas devem ser entregues até às 9 horas do próximo dia 4 de maio.

Em vídeo: deputado Heinze comenta sobre publicação de edital

A reabertura do processo só foi possível após intenso trabalho do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) junto ao superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva. Segundo Heinze, a licitação, que já havia sido lançada no ano passado, possuía questões no edital que afastaria empresas interessadas na obra. “Pedimos, ainda em dezembro do ano passado, a correção destes detalhes. Agora eles já foram feitos e o novo edital publicado nesta segunda”, explica o deputado.

O projeto prevê a construção de uma ponte com vigamento em aço e laje em concreto armado com duas vias. O trecho que compreende o total do investimento é de 6,18 quilômetros – 1.628 metros de travessia e outros 4.552 metros de acesso e correção de traçado da pista. A nova ligação será construída ao lado da histórica ponte edificada em 1888, que será preservada.

“Trabalhamos há muito tempo nesse tema e agora conseguimos avançar bastante para iniciarmos, definitivamente, a construção da nova travessia sobre o Rio Ibicuí. Hoje, mesmo com todas as dificuldades financeiras pela qual o país atravessa, já podemos comemorar essa importante conquista, não só para a Fronteira Oeste, mas para o estado e também para todo Brasil, afinal, estamos falando de uma das principais vias do Mercosul” comemora o deputado Heinze.