Instituição terá R$ 44 milhões para pagamento de fornecedores, salários e encargos sociais

A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana assinou, nesta quarta-feira, 22 de março, contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 44 milhões. Os recursos serão destinados a quitação de empréstimos bancários, débitos com fornecedores, prestadores de serviços, encargos sociais e para regularizar os salários dos mais de 700 funcionários da instituição. Após meses de tratativas do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), o convênio foi formalizado em reunião articulada pelo parlamentar com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi.

O documento agora será assinado pelo secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo, e na próxima sexta-feira, dia 24, a convite do deputado Heinze, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, promove um ato em Uruguaiana que marcará o repasse do dinheiro para a conta da Santa Casa. O evento está marcado para às 9h15, na prefeitura do município.  

Com a quitação dos débitos e o retorno da adimplência a instituição de saúde poderá voltar a receber recursos federais. Para o administrador da Santa Casa, Geovane Cravo, o dinheiro permitirá melhorar e ampliar o atendimento aos pacientes. “O pagamento dos encargos e demais obrigações representa a garantia das certidões negativas, situação que permitirá, após anos de interdição, ingressar projetos de âmbito federal, aderir às emendas parlamentares, ou seja, dar novos ares de investimentos e melhorias na assistência a nossa comunidade. Para os colaboradores a garantia de ter seu FGTS recolhido, oportunizando o seu uso para financiamento da casa própria. Dar aos funcionários a dignidade que merecem”, comemora.

O hospital Santa Casa de Caridade conta atualmente com 199 leitos nas unidades de internação, 26 na UTI e nove no pronto socorro. A instituição é regional e atende a população com cobertura do Sistema Único de Saúde – SUS – que abrange, além de Uruguaiana, os municípios de Alegrete, Itaqui, São Borja, Barra do Quaraí, Quaraí, Santana do Livramento, Maçambará, Garruchos, Rosário do Sul, São Gabriel, Manoel Viana e Itacurubi.

Além do deputado Luis Carlos Heinze também participaram do ato de assinatura a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o provedor e o administrador da Santa Casa de Uruguaiana, Eduardo Vello e Geovane Cravo, respectivamente, e Julio Silveira, da provedoria.