Uma luta antiga do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) teve desfecho positivo na manhã desta sexta-feira, dia 7. O Superintendente estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT - Hiratan Pinheiro da Silva, assinou o edital de licitação para contratação da empresa que vai construir a nova ponte rodoviária sobre o Rio Ibicuí, na BR 472, entre os municípios de Itaqui e Uruguaiana.

O projeto prevê a construção de uma ponte com vigamento em aço e laje em concreto armado com duas vias. O trecho que compreende o total do investimento é de 6,18 quilômetros – 1.628 metros de travessia e outros 4.552 metros de acesso e correção de traçado da pista. A nova ligação será construída ao lado da histórica ponte edificada em 1888, que será preservada.

De acordo com o deputado Heinze, que participou do ato de assinatura, o edital será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira, dia 10, e o valor estimado para a execução do serviço é de R$ 140 milhões. Heinze destacou ainda, a importância da obra.

“Trabalhamos há muito tempo nessa questão e nos últimos meses conseguimos avançar bastante para iniciarmos, definitivamente, a construção da nova ponte sobre o Rio Ibicuí. Hoje, mesmo com todas as dificuldades financeiras pela qual o país atravessa, já podemos comemorar essa importante conquista, não só para a Fronteira Oeste, mas para o estado e também para todo Brasil, afinal, estamos falando de uma das principais vias do Mercosul”, afirma Heinze.

No final do ano passado, após um grande esforço do deputado Heinze, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul – Fepam – concedeu o licenciamento ambiental para o empreendimento. Por meio de uma emenda do deputado Heinze, via Bancada Gaúcha, também foram assegurados recursos no Orçamento Geral da União para o início das obras.

Estiveram presentes no ato de assinatura do edital, além do superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, e do deputado Luis Carlos Heinze, o diretor técnico comercial da Companhia Estadual de Silos e Armazéns – CESA – Lúcio do Prado, o atual prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, a vereadora de Rosário do Sul, Cíntia Souza, e técnicos do DNIT.