Os parlamentares da bancada ruralista buscam resolver até o início do recesso parlamentar a questão do endividamento dos produtores rurais. Uma emenda já foi aprovada para resolver a dívida ativa com a União e a expectativa é de votar a questão até terça-feira (10). Além disso, pressionam para resolver o endividamento de produtores de arroz, soja e suínos.

O deputado federal Luis Carlos Heinze informa que o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, comunicou que irá conversar com o ministério da Fazenda nesta semana. Ele acredita que as definições trariam alívio para os produtores investirem na próxima safra.

- Muitos contratos começam a vencer no dia 15. Tínhamos que ter uma definição e nós cobramos isso do governo. Falamos isso com a própria presidente Dilma. Muito bons os anúncios do Plano Safra para as Agriculturas Familiar e Empresarial, mas não adianta liberar mais de R$ 130 bilhões se a maioria dos produtores não vão acessar este crédito - enfatiza.

O deputado também encaminhou denúncia de produtores em relação à bancos privados que estariam cobrando as dívidas dos produtores que tiveram direito às renegociações, conforme resolução do Banco Central.