Luis Carlos Heinze é a expressão mais acabada de um político sério e comprometido com seus eleitores. Pouca coisa passa despercebida por esse gaúcho de 60 anos. E, sobre tudo que registra, ele reflete, conclui, aprende alguma coisa. Ele repara num simples olhar, no tom de uma palavra que alguém pronunciou. Compreende o que a pessoa disse e o que deixou de dizer. Além disso, tem uma memória impressionante não só para fatos que presenciou, mas também para números, índices, datas. Esta capacidade de ir além é o resultado de uma inteligência incomum e uma memória potente, associadas a uma grande capacidade intuitiva.

Luis Carlos Heinze construiu sua carreira política nas lutas do setor primário. Foi apontado,por meio de pesquisa da Data-Folha e publicada na Folha de São Paulo como o deputado mais atuante do Rio Grande do Sul.

Certamente não será difícil para os gaúchos e brasileiros, traçarem um perfil do homem público Luis Carlos Heinze, com as suas virtudes de integridade moral, lealdade, espírito público e vocação pela política. Mas com igual certeza não será fácil conhecer em abrangência e profundidade a sua personalidade muito rica, pela sua postura e comportamento de trabalhar em silêncio, avesso a atitudes espetaculares.

Luis Carlos Heinze, não sabe fazer outra coisa senão trabalhar e trabalhar com dedicação e seriedade, dando a todos os gaúchos e brasileiros motivos para admirá-lo de forma crescente.

O quarto mandato é motivo para celebrar a atuação de um dos mais competentes líderes políticos do Rio Grande do Sul , reconhecido no Brasil inteiro. Trabalho que serve de lição e exemplo para quem sonha com uma nação mais próspera e mais justa.